← Back to portfolio

Entrevista com o Ator Sidney Sampaio

Published on
   Com muitas novelas e minisséries no currículo, o ator Sidney Sampaio que interpreta o autêntico e corajoso Josué, em “Os Dez Mandamentos”, é só orgulho ao falar da narrativa e de seu personagem. Para ele, esse trabalho tem um significado muito importante na sua vida e pode ser considerado um dos mais prestigiados de toda a sua trajetória na televisão. A novela, que conta a saga de Moisés até a chegada seu povo à Terra Prometida, é sucesso de audiência na Rede Record no horário nobre.  
    “Os Dez Mandamentos é um divisor de águas na minha carreira, é sem dúvidas o trabalho mais importante que eu já fiz até agoraenaltece. O ator estreou nas telinhas da Rede Globo no fim da década de 90, com participação no seriado Sandy e Junior e, desde então, nunca mais parou. Passou por grandes novelas como Malhação, Alma Gêmea, Páginas da Vida, Sete Pecados, Caras e Bocas, Salve Jorge, além de muitos outros trabalhos na TV. 
    Atualmente na Record, ele diz que está muito satisfeito com a novela e que seu personagem lhe trouxe muitos ensinamentos. “O Josué me ensinou a importância da fé em nossa vida, o quanto precisamos acreditar em nós e que, por mais dificuldades que encontremos no caminho, nunca podemos desistir até atingir nosso objetivo”. Foi com essa determinação que Sidney se viu sem trabalho em vista, resolveu fazer um teste de elenco para a Record foi aprovado.  
    Aos 36 anos, o ator nasceu na pequena cidade de Lucélia, interior de São Paulo, na qual teve uma infância feliz e com muita liberdade. “Foi um momento muito especial para mim e tenho ótimas recordações”, lembra. Ele conta que entrou no universo da interpretação depois de ir para a grande São Paulo trabalhar como modelo. “Eu comecei a fazer muitos trabalhos na publicidade. Esses comerciais passaram a ter um pouco de texto, fui me interessando e passei para o meu primeiro teste, que foi o seriado Sandy e Junior”. 
    Sidney é tão apaixonado pela carreira de ator que criou um projeto que leva a oportunidade da sua profissão de interpretação para os lugares mais distantes do eixo principal do mercado de trabalho. Para isso, montou uma equipe de profissionais ativos dentro dessa área, com diretores de elenco, diretores de televisão, diretores de teatro e atores que dão aula de interpretação. Montou um circuito de palestras, com momentos teóricos e práticos para os participantes que querem atingir esse sonho. 
    “Às vezes você acaba desistindo do seu sonho, o que pode ser um grande prejuízo para a arte, porque a gente deixa de ter um grande talento nos palcos por causa dessa dificuldade. Então eu pretendo diminuir esse lado negativo com esse projeto”, ressaltaEsse é um projeto que leva muita realização à vida do ator, pois, como nasceu numa pequena cidade distante do eixo RJ-SP, sabe o quanto é difícil ter acesso a esse mercado.  
    Fora das telinhas, Sidney é só elogios ao filho Leonardo, de 6 anos, fruto de um relacionamento com a produtora Juliana Gama. Ele diz que o filho é a pessoa que mais ama no mundo, que a relação dos dois é ótima, repleta de afeto, de carinho, mas sempre com a missão de educar que exige colocar limites. “Ele é o meu centro, o meu eixo, a minha razão para tudo”. O pai de Leonardo conta que dedica o tempo fora do trabalho à família e às pessoas que ama. 
    Além de passar o tempo livre com os familiares, Sidney procura fazer algum tipo de atividade física e apreciar as belezas naturais do Rio. "O que mais gosto de fazer no Rio de Janeiro é ter esse contato exuberante e mais do que privilegiado com essa cidade incrível”. O ator diz que pratica yoga, faz musculação e gosta de estar sempre em contato com a natureza, pois se sente reabastecido.  
    Como pessoa, ele se considera bastante autocrítico e perfeccionista, o que pode ser bom, mas se ultrapassar limites pode acabar virando um defeito. No entanto, diz que uma forte qualidade é sua honestidade. “Procuro ser o mais honesto possível, em qualquer tipo de situação, eu tento ser justo.” Sidney diz que uma frase que define sua vida é: “Não faça com os outros, aquilo que não gostaria que fizessem com você”. 
    Com relação aos fãs, conta que é muito grato pelo carinho que recebe e procura retribuir sempre à altura, pois entende que seu trabalho é para as pessoas que o admiram como ator. “Procuro sempre retribuir tudo que eu recebo da melhor forma possível e sempre acato o que vem deles como energia, um combustível para seguir sempre me aperfeiçoando e evoluindo no meu trabalho”.  
   Assim como seu personagem Josué, Sidney é um ser humano esperançoso e determinado, e tem fé por um futuro melhor. Deseja que o mundo seja o mais harmônico possível e que a humanidade evolua para o bem de todos. “As pessoas pensam muito no próprio umbigo, são egoístas, individualistas. Acho que elas devem pensar no que pode ser melhor para todo mundo, de uma forma que a gente diminua essa distância, essa desigualdade”. 
                                        
                                 Sidney Sampaio é Josué, em “Os Dez Mandamentos”                         
Close